Lepra do Pessegueiro(Taphrina deformans).

Quem possui pessegueiros muito provavelmente já se terá deparado várias vezes com as folhas de coloração vermelha ou verde pálida, e que se enrolam sobre si mesmas características da infestação deste fungo.

Folha com infecção grave
Como acreditamos que não devemos menosprezar as técnicas ancestrais pois muitas delas provém de séculos de experiência, partilhamos algumas alternativas caseiras, naturais e eficazes para o tratamento e prevenção da doença.
O sumo de um limão misturado em 10 litros de água e pulverizado sobre as folhas do pessegueiro é uma das soluções mais utilizadas para o problema.
Duas outras alternativas que são também utilizadas com eficácia são a

decocção de alho ou de cavalinha.
Decocção de alho:

Picar 100 g de alho, colocá-lo em 1 litro de água e levar ao lume até ferver. Apagar o lume e manter tapado durante 1 hora.

Empregar puro.
Decocção de cavalinha (Equisetum L.):

Ferver 10 Kg de plantas frescas (ou 1,5 Kg secas) por cada 100 L de água durante 40 minutos.

Diluir a 1/5 em macerado de urtiga*

(*Macerado de urtiga:Colocar 500 gramas de folhas frescas ou 100 gramas de folhas secas em um litro de água e deixar de molho por dois dias.)

Diluir a mistura a 1/5 em água e aplicar.
Na Europa e nos Estados Unidos, esta é uma das principais doenças do pessegueiro, importante para as culturas de nectarina, nêspera e pêssego, causa sérios danos nas folhas, atacando também ramos e frutos.

Folha Infectada com o fungo
As primaveras frias e húmidas favorecem o desenvolvimento da doença pois a temperatura óptima de desenvolvimento é de 20ºC, com temperaturas abaixo dos 10ºC o fungo não se desenvolve e a partir dos 26 o fungo não tem condições para viver.

Se a doença se repete por alguns anos, a saúde da árvore pode estar seriamente comprometida.
O tratamento não deve ser descurado e deve ser preventivo devendo ter inicio antes da rebentação e sempre que as condições climatéricas sejam favoráveis à doença.
Boas colheitas e não se esqueça que o ingrediente mais importante para uma árvore ou planta saudável é o carinho e dedicação de quem a trata 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s